Três dias antes, em 6 de agosto de 1945, Hiroshima fora a primeira cidade no mundo a conhecer os efeitos perversos de uma arma de destruição em massa. Hoje completam-se 70 anos do dia em que Nagasaki teve o mesmo destino de Hiroshima.
Visando finalmente testar os efeitos de uma bomba atômica e forçar o Japão a se render ao final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos limaram a vida de 240 mil civis japoneses em apenas dois dias, com intervalo de três dias entre um e outro ataque.
Milhares de pessoas morreram nos dias, semanas e anos seguintes em decorrência dos efeitos das bombas. Porém, instantaneamente, morreram de 60 a 80 mil em Hiroshima e em Nagasaki, 40 mil pessoas desapareceram. Os únicos rastros que essas últimas deixaram ficaram registrados nas sombras de Nagasaki, que até hoje contam silenciosamente a história daquele dia.
Abaixo estão algumas fotos que trazem a memória daqueles cujas últimas lembranças, agora, estão registradas no chão e nas paredes da cidade.
A primeira foto do artigo, de uma criança pulando, é falsa, foi criada com auxilio de um programa de edição de imagem chamado de "innocent shadows", (segundo diversas fontes) consultadas. As outras fotos são reais.
ResponderExcluir